Bobó com abóbora (de frango ou de camarão)

Olás!!!!
Andei sumida por aqui, mas estou tentando voltar a fazer posts regulares!!
Não sei se apenas eu estou com esta sensação, mas as horas parecem correr... O tempo está voando, literalmente!!!!
Cheia de ideias para os posts, mas quando vejo... já passaram as horas, os dias, os meses!!!!!!!
Mas, vamos começar logo isso!
Mais um post de panela rsrsrs
Esta receita é super fácil e mega saborosa!!!! E com um ingrediente gostoso e barato: a abóbora!
Lá em casa, em MG, comia-se tudo da abóbora, até a casca (super nutritiva) e as sementes (torrada e com sal é um ótimo aperitivo e também um remédio natural contra vermes).
Bem... o Rapha (sempre né) dizia que não gostava de abóbora, que só comia em cozido (assim como inhame e outras coisas). Coisas de cidade grande né! rsrsrs Com a facilidade da internet, encontramos diversas receitas simples e podemos assim variar nos pratos usando esses ingredientes fáceis de achar e fazer! Quando faço, ele come bem e nem reclama! rsrs
Bom... Esta receita a avó do Rapha aprendeu em um programa de TV e me passou!
Como eu adoro abóbora quis logo testar, e adoreiiiiiiiiiiiii.
Confesso que não lembro muitooooo bem o passo a passo da receita original, mas vou colocar da maneira que fiz da última vez (porque a 1ª vez fiz certinho do jeito que aprendi)... E a quantidade é meio que de olho =/ Depende de quantas pessoas e tudo mais. Mas qualquer dúvida, podem me perguntar!
Agora chega de falar, né.

Bobó com abóbora (de frango ou de camarão)

 Ingredientes (Versão de frango)
Abóbora (aqui eu compro em pedaço, então escolho um médio ou grande, sem nem ver o peso)
Filé de frango cortado em cubos
1 pote de Requeijão (eu uso Creme de Ricota Tirolez® e acho que fica muito mais saboroso!)
Sal ou tempero à gosto (eu uso o Meu Segredo®)
Ervas à gosto (eu usei salsa desidratada)
Azeite, alho e cebola para refogar
bobó com abóbora e frango

Preparo
Lave, descasque e corte a abóbora em cubos (pode cozinhar a casca junto, mas como ela fica um pouco mais dura, pode comer à parte rsrs)
Em uma panela refogue o frango no azeite, alho e cebola. Ajuste o sal (com o tempero ou com sal). Deixe dourar um pouco (antes de cozinhar).
Acrescente a abóbora, um pouco de água e deixe cozinhar até a abóbora desmanchar.
Se quiser, pode cozinhar um pouco a abóbora à parte e acrescentá-la ao frango para finalizarem juntos o cozimento (para incorporar o sabor do frango à abóbora).
Desmanche a abóbora com auxílio de uma colher e depois acrescente 1 pote de requeijão ou Creme de Ricota. Misture bem.
Acrescente as ervas.
Pronto, sirva com arroz e salada!

Ingredientes (Versão de Camarão)
Abóbora (aqui eu compro em pedaço, então escolho sem nem ver o peso)
Camarões limpos
1 pote de Requeijão ou Creme de Ricota Tirolez®
Sal ou tempero à gosto (eu uso o Meu Segredo®)
Ervas à gosto (eu usei salsa desidratada)
Azeite, alho e cebola para refogar


Preparo
Lave, descasque e corte a abóbora em cubos. Cozinhe a abóbora com um pouco de água e o tempero, até desmanchar.
Em uma panela à parte refogue rapidamente os camarões no azeite, alho, cebola e sal (se cozinhar muito, o camarão fica borrachudo. é só mesmo para dar um “susto quente" nele rsrsrs).
Desmanche a abóbora com auxílio de uma colher, acrescente 1 pote de requeijão ou Creme de Ricota (que fica bem mais gostoso). Misture bem. Incorpore os camarões e acrescente as ervas.
Pronto, sirva com arroz e salada!

Dicas: A abóbora desmancha, mas a água não seca toda! Tem que ficar um creme e não um purê seco. Se for necessário, coloque mais um pouquinho de água.

A textura é, digamos, de um estrogonofe, que se quiser chamar este prato assim, nem precisou usar molho de tomate e creme de leite para dar a cor rsrsrs

Bjim =)
Aline TVA

Fique por dentro das novidades do "Blog Entre Panelas e Esmaltes" curtindo nossa página no Facebook (fan page)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lanche - Empanados: de forma rápida e saudável

Cozinhando as frutas para não amargar

Requeijão de Amêndoas, Castanha de Caju ou Castanha do Pará