Creme de leite vegetal

Oiii amados!!!
O mês está só começando mas minha dispensa ainda está tipo "final de mês" rsrs E nesses momentos que a criatividade surpreende!!! Ainda bem!
Ficou tão delicioso que quis postar logo!!!
Aproveitando o pique do sabor!!!
Meu marido descobriu recente que é intolerante à lactose (IL) e tinha por hábito consumir boa parcela (tipo todo dia) de leite e derivados... ou seja um bezerro rsrs adora leite, queijos, creme de leite e os afins.
Muito coisa do que a gente ama comer e diz "não viver sem", hoje por experiência própria, concluí que é uma adoração-paixão-compulsão-hábito. Siiiiiimmmm!!!! Podem negar pq é mais fácil mas é HÁBITO, MANIA, COSTUME!!! A velha desculpa "Aprendi assim e continuei"...
Mas quando você muda seus hábitos e "doutrina" sua cabeça, você consegue sim abrir mão daquelas paixões alimentares que te fazem mal. 
Se te faz bem emocional, físico ou psicologicamente, ok! Mas a partir do momento que faz mal pra sua saúde (seja ela F, E ou P) é importante mudar sim!!! E se está difícil, buscar ajuda pra conseguir é super válido.
E exemplo também é tudo!!! 
Hábitos, bons ou não, são contagiosos, mas isso eu disserto e exemplifico em outro post. 
Voltando... rsrs 
Tenho buscado alternativas pra substituir leite e queijos etc da nossa alimentação (se faz bem e é saudável, eu acompanho! ou seria, eu conduzo?! rs) mas o Rapha tem o paladar meio que viciado e aí vem: leite de castanhas - "mas isso não tem gosto de leite... Com chocolate até vai!"; queijo de mandioca, de extrato de castanha - "isso não tem gosto de queijo"; pastinhas de grão de bico, extrato de castanhas, de berinjela - "não gostei, não parece creme de ricota"... E há sempre a oportunidade de exercitar a paciência! CLARO!!! Não leva leite não tem gosto de leite... Custa experimentar e tentar trocar?!?!
Massss... Ok, sem brigas ! Quando ele quer beber leite, compra o sem lactose. 
Mas nas refeições vou testando e adaptando. E um teste que deu super certo e foi aprovado no paladar exigente (ufa! enfim!) foi o creme de leite vegetal. Já fiz no estrogonofe de carne e como rendeu, fiz depois sem o molho de tomate também, que ficou um frango ao creme! rs


creme de leite caseiro


Hoje com a dispensa tipo fim de mês, eu tinha filé de frango e chuchu. E para dar um up, resolvi "ressignificar" o básico kkkkk rsrsrs vou te dizer, ficou MUITO BOOOOMMM!!!
O creme que sobrou, acrescentei ao chuchu e ficou divino!!!! 
Vamos à receita!!!


CREME DE LEITE VEGETAL


Ingredientes:
Castanhas de caju
Semente de girassol 
Água 

Preparo:
Em 1/2 xícara coloquei um punhado de castanha de caju e acrescentei um punhado de sementes de girassol. Já usei castanha do pará também, vale o mix de castanha que você tiver em casa, na quantidade que tiver.
Coloque de molho em água por um tempo. Eu deixei enquanto temperava o frango, cortava o chuchu, grelhava os filés, refogava o chuchu...
Depois desse tempo, em uma peneira escorra a água, lave e coloque no liquidificador com a mesma quantidade de água ou um pouco mais (de 1/2 a 3/4 xícara de água - não exagere na água pois a intenção é ficar cremoso!), sal e ervas ao seu gosto.
Temperei o filé com meu tempero caseiro e sal.
Salpiquei generosamente cúrcuma e colorau em cada lado do filé e reservei.
Piquei o chuchu, coloquei uma boa colherada do meu tempero e levei ao fogo com a panela tampada.
Na panela com um fio de azeite, dourei os filés (a cor fica linda!!!).
Coloquei um pouquinho de água na panela com os filés (bem pouco mesmo, só para dar um leve caldo pra colorir o creme) e acrescentei o creme de leite vegetal.
Deixei quase ferver, virei os filés e incorporei o creme à cor rs
O que sobrou do creme, coloquei no chuchu e acrescentei salsa.
Lindo e gostoso!!!


creme de leite sem lactose



Gente ficou parecendo banquete de início de mês kkkkkkkk que delícia!!!! 
Fica cremoso, grossinho e sem leite nem farinha.
Simples, criativo e divinamente delicioso!!!
Surpreenda-se com o sabor!!!

Quando fizerem, me conta nos comentários!!!
Aceito sugestões de queijos e pastinhas!!!


bjks =)
Aline TVA

Fique por dentro das novidades do "Blog Entre Panelas e Esmaltes"
Entre Panelas e Esmaltes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lanche - Empanados: de forma rápida e saudável

Cozinhando as frutas para não amargar

Requeijão de Amêndoas, Castanha de Caju ou Castanha do Pará