Entre Panelas: Sardinha em conserva caseira

Olásss!!!
Eu adoro sardinha e faz um tempo queria testar esta conserva caseira, feita na panela de pressão.
Essa semana fui à feira e tinha sardinha fresquinha e limpinha (#ficaadica na feira é a melhor opção).
No centro do Rio tem uns lugares maravilhosos para comer sardinha!!! Vou deixar a indicação dos endereços no final do post.
No Beco da Sardinha tem as melhores sardinhas fritas do Rio e, um pouco mais à frente, no Paladino, tem a melhor fritada de sardinha do planeta. Normalmente eu ia com o povo do trabalho. No Paladinho pedíamos uma fritada com torradas para dividirmos. Depois eles pediam sandubas de frios e eu fritada no pão (eu disse que adoro, não foi?! rsrsrs). Já no Beco, pedíamos sardinhas fritas de entrada e depois algum peixe (ex.: linguado) com aipim e arroz de brócolis. Certa vez resolvemos só comer sardinhas e tcharã: foram 112 sardinhas fritas para 6 pessoas kkkkkkkkk 😋😋😋😋 Percebe-se que não apenas EU adoro, né?!
Bem... se você se identificou comigo, tem sempre uma lata de sardinha na dispensa, certo?
Ela sempre me salva: omelete de sardinha, macarrão com sardinha, sardinha no pão... Fome a gente não passa kkkkkk
E se você pudesse fazer as suas sardinhas "em lata" caseira????? Excelente né 💘 
Sem falar que sardinha é altamente nutritiva, puro ômega 3 (aumenta o bom colesterol) e um peixe suuuuuuper baratinho .
Eu paguei R$5,00 em cada lote de 6 sardinhas, já limpas (sem escamas, cabeça e vísceras)! Cortei apenas o rabo para fazer a conserva (normalmente se fizer frita, você deixa o rabo).

Vamos à receita 🏫


Ingredientes:
12 sardinhas frescas e limpas
1 cebola grande cortada em rodelas
1/4 xícara de azeite
1/4 xícara de vinagre de maça
Salsa, cebolinha e/ou coentro frescos e picados à gosto
Sal à gosto
Pimenta à gosto (usei a pimenta do reino branca, em pó)

Preparo:
Lave as sardinha e corte o rabo. Feche-as como voltando ao formato original rsrsrs (as minhas estavam abertas, tipo como para fritar).
Faça camadas na panela de pressão com as rodelas de cebola, as sardinhas arrumadas, cebola, sardinhas, cebola, por cima (ao final) as ervas frescas (salsa/cebolinha/coentro), sal, pimenta, o azeite e o vinagre.
Obs: Eu não consigo cortar rodelas certinhas com a cebola inteira. Então para me facilitar, corto a cebola ao meio, apoio a parte do corte no prato e faço as rodelas, ops, as meia rodelas rsrsrs (como na foto)
Tampe a panela e leve ao fogo médio, quando pegar pressão, marque 30 minutos.
Após este tempo, desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha.
E está pronta a sua sardinha em conserva caseira!!!!!!
Eu mantenho na geladeira, em um pote de vidro com tampa. O próprio caldo do cozimento conserva as sardinhas.
Ela assim também é chamada de escabeche. 

Quando fizerem, compartilhem aqui sua opinião =)

Dicas:  
Fritada de sardinha🍳 Basta amassar uma ou duas sardinhas com o garfo. Bata os ovos e acrescente as sardinhas e o que tiver de interessante na geladeira (salsa/cebolinha, cebola, pimentão, queijo, requeijão ou creme de ricota e etc). Frite em frigideira bem quente ou faça na omeleteira elétrica. 

Beco da Sardinha: Rua Miguel Couto, altura do nº 139, Centro do Rio de Janeiro - é um beco (claro!) com vários restaurantes (dos mesmos donos). Fica em frente à Igreja de Santa Rita (da R. Marechal Floriano)
Casa Paladino: Rua Uruguaiana, 224, Centro do Rio de Janeiro - é um armazém e botequim super tradicionais. Na frente o armazém e ao fundo as mesas/cadeiras. Fica na esquina da Rua Marechal Floriano.



bjks =)
Aline TVA

Fique por dentro das novidades do "Blog Entre Panelas e Esmaltes"
Entre Panelas e Esmaltes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lanche - Empanados: de forma rápida e saudável

Cozinhando as frutas para não amargar

Requeijão de Amêndoas, Castanha de Caju ou Castanha do Pará