Batatas Hasselback

Este blog está mais entre panelas do que entre esmaltes ultimamente rsrsrsrs
Mas... é a lógica, né! A gente come todo dia, mas faz a unha só uma vez por semana rsrsrs
Ótimo... posso então continuar meu post de comida! =)

O Rapha (meu cobaia-mor) é adorador de batata! Quando vai a self service ele consegue colocar batata frita, batata sauté, purê e bolo de batata kkkkkkk (Tadinho sendo exposto sem nem saber kkkk)
A mãe dele (avó e tia também) fazem uma batata gratinada que fica deliciosa, mas eu ainda não vi fazendo e não tenho a receita... O dia que eu conseguir este segredo de família, divido com vocês!!! rsrsrs
Mas... como ele gosta desta tal batata que eu não sei fazer, ele caçou receitas com batata na internet e achou esta tal Batata Hasselback. Ela não tem nada da gratinada da família dele (exceto o fato de ir ao forno), mas ele gostou por ser mais uma opção né rsrs
Bem... achei simples de fazer e o efeito é bem legal... Realmente permite sair do trivial mesmo com este ingrediente tão básico.

Vou colocar na íntegra a receita que segui (e as fontes), mas já adianto uns pontos importantes:
#Achei super interessante a forma de cortá-la apoiada em uma colher de pau... Fiquei mais curiosa para testar a receita por isto rsrsrsrs com este "pulo-do-gato", não tem erro. 
#Aí lembrei que nas minhas Revistas "Nestlé com Você" já veio uma receita parecida, só eles dão a dica de espetar um palito de churrasco na batata e ele irá apoiar o corte, sem deixar ir até o fim... Sempre quis testar mas nunca lembrava de comprar o palito rsrsrs Vou colocar o link desta também no final.
#O Rapha gostou da que eu fiz mas eu sinceramente esperava que ela ficasse mais douradinha, como na foto do site. Acho que não tive paciência no tempo de forno e também eu deixei a salsinha queimar na manteiga, antes mesmo de pincelar nas batatas kkkkkkk Coloquei aqui no post a foto mas confesso que esperava uma cara melhor, mais bonitinha rsrsrsrsrssrrs 
#E aí fui pesquisar o significa desse Hasselback e descobri uma outra dica: depois de uns 40 min. de forno, regar com mais manteiga e polvilhar queijo parmesão. Voltar ao forno e assar até ficar dourada.
#Adoreiiiii esta  última versão, citada acima, na próxima vez que eu fizer e conseguir que ela fique douradinha, faço um "adendo" neste post rsrsrsrs
#Em alguns sites diz que a manteiga deve ser pincelada ainda cremesa, sem necessidade de derretê-la... Vou testar deste jeito também! Depois conto rs
# Ahhh, eu para variar, usei o tempero "Meu Segredo", da Maggi. O sabor fica maravilhoso!!! Não abro mão deste tempero.
#Bem.... ao significado! O prato é de origem sueca e foi criado no Restaurante Hasselbacken, em Estocolmo.  São batatas temperadas, macias por dentro e crocantes por fora.
Bem... agora vamos à receita!!!


Batatas Hasselback

Ingredientes
6 batatas de tamanho médio
2 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de cheiro-verde
sal e pimenta-do-reino
Outras ervas/temperos à gosto 
(substitui o sal pelo tempero "Meu Segredo, da Maggi)

Preparo
Lave bem e seque as batatas (pode deixar com a casca).
Leve as batatas para cozinhar em panela com água e sal durante 10 minutos.
Retire do fogo e dê um choque térmico em água gelada.
Coloque cada batata sobre uma colher de pau e faça cortes a cada um centímetro (o formato da colher de pau não deixa a faca cortar a batata até o fim).
Deixe 2 cm nas laterais de cada batata.
Coloque as batatas em assadeira forrada com papel-alumínio.
Derreta a manteiga, junte o azeite, o cheio verde bem picadinho, tempere com sal e pimenta-do-reino o outras ervas que preferir.
Pincele as batatas com essa mistura e leve ao forno médio pré-aquecido por 20 minutos ou até dourar.

**De acompanhamento fiz uma salada de brócolis americano e couve-flor (adoro esta combinação!!!)



Fontes e outras versões
A receita que o Rapha me enviou: http://www.chefedecozinha.net/batatas-hasselback/#_
A receita que leva queijo parmesão, que mencionei: http://allrecipes.com.br/receita/4636/batata-hasselback--batata-laminada-.aspx
A receita da "Revista Nestlé Com Você": http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/Batatas_Laminadas.aspx

Bjim =)
Aline TVA

Fique por dentro das novidades do "Blog Entre Panelas e Esmaltes" curtindo nossa página no Facebook (fan page)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lanche - Empanados: de forma rápida e saudável

Cozinhando as frutas para não amargar

Requeijão de Amêndoas, Castanha de Caju ou Castanha do Pará