Salada de Risoni

Oi queridxs!!!
Ahhh, essa salada é uma delícia!!!
Prática, rápida e como rende esta caixinha de risoni =)
Uma vez no trabalho alguém comentou que tinha comido uma sopa de risoni e eu nunca tinha ouvido falar este nome.
Quando fui ao mercado vi a tal massa da Barilla com formato de arroz. Comprei!
Mas fiquei pensando em outra coisa para fazer, diferente da tal sopa. Naqueles dias de poucos itens na dispensa, resolvi usar o risoni, fui misturando o que tinha e saiu esta salada.
Na época ainda namorava o Rapha. Tanto ele quanto meu primo Henrique (que morava comigo) aprovaram a nova invenção.
Uso uma medida tipo xícara pequena e somado aos demais ingredientes, fica uma quantidade boa. Por isso o risoni rende umas 3 utilizações ou mais... vai depender do tamanho da família e da fome rs
Eu acho ela gostosa tanto quente quanto gelada. Como eu amo comida gelada, prefiro ainda mais a 2ª opção =P
Salada de Risoni
Ingredientes
1 xíc. Risoni cru
1 buquê de Brócolis americano pequeno cozido (e triturado ou picadinho)
1 talo de Alho-poró em rodelas finas
2 filés de peito de frango em cubinho ou desfiado* (quando uso sassami, uso em média uns 6 filés) - *para desfiar mais rapidamente, use este método aqui.
1 cenoura levemente triturada (passei no processador)
Sal, tempero e ervas a gosto (uso sal rosa, salsa e vinagrete desidratados e ervas frescas da minha hortinha. Cúrcuma também vai bem)

Preparo
Cozinhe o risoni em água e sal conforme instrução da embalagem (é bem rapidinho para não empapar). Eu aproveito para cozinhar o brócolis no vapor do cozimento do risoni. Escorra e reserve. 
Refogue o frango em azeite, alho, cebola, vinagrete desidratado (pra dar um colorido a mais rs) e cúrcuma. Ajuste o sal e acrescente a cenoura e deixe uns minutinhos. Use em cubos ou desfiado. Reserve.
Refogue o alho-poró em azeite, acrescente o brócolis picadinho. Reserve.
Em uma bacia ou bowl vá incorporando ao risoni os demais itens reservados - frango com a cenoura, o brocólis com alho-poró. Coloque um fio de azeite e as demais ervas ao seu gosto (salsa, cebolinha, manjericão, etc).
Normalmente não uso mais sal, mas ajuste ao seu gosto.
Fica super saborosa e super saudável. Uma refeição prática para levar na marmita =)

OBS: eu costumava usar nesta salada o tempero "Meu segredo" pelo sabor e colorido dos vegetais (e achava ser mais fácil acertar no ponto do sal com o sachê do tempero), mas cortei os temperos prontos da dispensa aqui de casa. E de verdade, não perdemos em nada no sabor desta salada usando as ervas, temperos naturais e o sal ;-)

Depois me contem o sucesso desta delícia =)

Bjks
Aline TVA

Fique por dentro das novidades do "Blog Entre Panelas e Esmaltes"
Entre Panelas e Esmaltes



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lanche - Empanados: de forma rápida e saudável

Cozinhando as frutas para não amargar

Requeijão de Amêndoas, Castanha de Caju ou Castanha do Pará