Vegano em Casa: Moqueca de Banana

Oieee.
Vamos a mais um post delicioso da nossa série "Vegano em casa".
Esclarecendo: Na verdade, o desafio é fazer refeições criativas sem usar nenhum tipo de carne. Por isso não estou me prendendo ao conceito de vegano ou de vegetariano, com todo respeito. Não sou especialista no assunto, que fique claro. Por isso pode ser que contenha ovos ou derivados do leite em alguns preparos.
A grana às vezes aperta e sabemos que isso afeta nossa alimentação. Pensamos logo em opções práticas, combinações simples, resultando em pouca variedade e cores no prato. Observe: muitas vezes fazemos refeições com carne porém sem nenhuma verdura. Ou seja, empobrecemos nutricionalmente nossos pratos (macarrão com carne moída, estrogonofe com arroz e batata palha são alguns exemplos de pratos práticos e que dispensam grandes variedades de acompanhamentos, ou seja, essas são sempre as "boas opções" em tempos de economia).
E é nisso que consiste o nosso desafio: usar o básico, agregar os nutrientes dos vegetais e economizar retirando a carne/proteína =)
Eu já tinha comido esta moqueca em um restaurante vegano e sempre quis testar mas nunca tinha feito banana da terra. Na verdade, eu tive que pedir ajuda para comprar a banana certa rsrs Eu amo banana, mas conheço e consumo mais a banana prata e quando tem pintinhas reconheço a banana nanica/d'água, as demais nem tanto...
Fiz no risco. Não pesquisei receitas e nem se existe um preparo específico para este tipo de banana. E deu super certo (ufaaa!!! rsrsrs)




Moqueca de Banana da Terra

Ingredientes
5 bananas da terra cortadas em rodelas grossas
1 tomate grande (cortado em rodelas finas)
1 pimentão médio (também em fatias finas)
1 cebola grande (em fatias finas)
200 ml de leite de coco (eu fiz o meu, mas pode comprar pronto)
Ervas frescas a gosto(salsa, cebolinha e coentro)
Páprica a gosto
Sal a gosto

Preparo
Doure os dois lados das bananas em um pouco de azeite (salpiquei páprica nas rodelas). Reserve. Refogue a cebola, pimentão e tomate fatiados (eu usei a mesma panela com azeite que dourei as bananas). Tempere com sal e mais um pouco de páprica, acrescente as bananas douradas e reservadas. Acrescente o leite de coco. Mexa delicadamente e deixe o molho engrossar (não usei extrato de tomate pois o caldo do refogado estava bem vermelhinho). Finalize com as ervas frescas.
Eu servi acompanhado de arroz com brócolis e purê de inhame. No dia seguinte o Rapha fez uma farofinha que acompanhou super bem também.
Ficou uma delíciaaaaaa. Recomendo.

Fiquem ligados! O desafio continua.

Beijos
Aline TVA

Fique por dentro das novidades do "Blog Entre Panelas e Esmaltes"
Entre Panelas e Esmaltes








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lanche - Empanados: de forma rápida e saudável

Cozinhando as frutas para não amargar

Requeijão de Amêndoas, Castanha de Caju ou Castanha do Pará