Vegano em casa: Trouxinha de repolho recheada de quinoa

Oiiieee!!!
A série de posts "Vegano em casa" nasceu na verdade fora de casa rs
Eu e Rapha estávamos em um evento e na hora do lanche uma amiga comentou que era vegana somente em casa (já que em eventos ela tinha dificuldade de se alimentar assim por nem sempre se adequar ao que é servido). Na mesma semana, quando íamos fazer o almoço, vimos que havia legumes na geladeira e nenhuma proteína/carne. Sugeri brincando que podíamos testar ser "veganos em casa" e o Rapha topou =D
Esclarecendo: Na verdade, o desafio era fazer refeições criativas sem usar nenhum tipo de carne. Por isso não estou me prendendo ao conceito de vegano ou de vegetariano. Não sou especialista no assunto, que fique claro. Por isso pode ser que contenha ovos ou derivados do leite em alguns preparos.
Eu como carne e também adoro um restaurante vegetariano. Super curto comida de verdade, comida saudável. 
A grana às vezes aperta e sabemos que isso afeta nossa alimentação. Pensamos logo em opções práticas, combinações simples e pouca variedade. Mas repare: fazemos refeições com carne porém sem nenhuma verdura. Ou seja, empobrecemos nutricionalmente nossos pratos (Macarrão com carne moída, estrogonofe com arroz e batata palha são alguns exemplos de pratos práticos e que dispensam grandes variedades de acompanhamentos, ou seja, essas são sempre as "boas opções" em tempos de economia).
E é nisso que consiste o nosso desafio: agregar nutrientes e economizar =)

E o primeiro passo foi olhar o que tinha em casa, zerar a dispensa! E nessa vi que tinha um vidro bem cheio de quinoa (ou quinua) que estava esquecido... O Rapha é muito bom em pensar em cardápios e sugeriu uma trouxinha de repolho, mas ele queria um recheio cremoso... Acompanhado de aipim/mandioca assado (afinal, nada de frituras também). E assim ficou...



Trouxinha de repolho recheada de quinoa

10 folhas de repolho cozidas no vapor
1/4 xícara de grãos de quinoa (eu tinha um mix de branca, vermelha e preta)
3 colheres de sopa de gergelim preto
1 cenoura ralada
Requeijão (ou molho branco ou creme de leite vegetal) ou o item que preferir para dar cremosidade - opcional

Preparo
Deixe o mix de grãos de quinoa e o gergelim de molho em água filtrada por pelo menos 12 horas (eu deixei por 18h) >> Isso é importantíssimo para "acordar" os nutrientes dos grãos, além de facilitar o cozimento <<
Escorra os grãos em uma peneira e lave com água corrente. Coloque os grãos em uma panela e acrescente meia xícara de água quente. Mexa algumas vezes enquanto a água evapora. O ponto é quando os grãos estiverem macios. A quinoa branca costura ficar transparente . Se necessário coloque água aos poucos e deixe evaporar até atingir o ponto desejado.
Refogue a cenoura ralada com alho, cebola e azeite. Acrescente os grãos, tempere com sal, salsa e pimenta do reino. Acrescente o requeijão (ou molho branco ou creme de leite vegetal) até atingir a cremosidade desejada.
Recheie as folhas de repolho e "modele" as trouxinhas.
Disponha em uma travessa, regue com um pouco de azeite, salpique manjericão (ou outra erva desidratada a gosto) e leve ao forno por uns 15 min.

PARA ACOMPANHAR: eu cozinhei aipim/mandioca com sal. Escorri a água. Cortei em pedaços menores. Passei cada pedaço em uma mistura de azeite, sal, ervas e assei em forno médio-alto até dourar (fique de olho para não queimar. Quando um lado já estiver dourado, vire todos os pedaços de mandioca/aipim. Se dourar demais, pode ficar duro. A ideia é ficar crocante e não duro rsrs)

E o desafio continua ;-) Acompanhe!

beijos
Aline TVA

Fique por dentro das novidades do "Blog Entre Panelas e Esmaltes"
Entre Panelas e Esmaltes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lanche - Empanados: de forma rápida e saudável

Cozinhando as frutas para não amargar

Requeijão de Amêndoas, Castanha de Caju ou Castanha do Pará