Milhopan

Oieee!!!
Férias da criançada e eu tenho uma ótima dica para o lanche!
Há muitos anos minha Tia Lului viu esta receita na Ana Maria Braga e testou! Ficou muito bom (apesar de não ser muito fã de fritura).
Aí no final do ano passado, num papo sobre biscoitos antigos aqui no trabalho minha amiga Angel falou que comia um tal de mandiopan (ou mandiopã) quando era criança e que nunca mais viu.
Daí falei com ela que tinha a receita de milhopan, só que nunca tinha testado porque rende muito e o Rapha não é muito fã destas coisas, porque ele cisma que tem gosto de bacon...
Então ela me "desafiou" a fazer para ela =) - desafio aqui no trabalho é quando a pessoa tem preguiça de fazer e abusa do meu gosto pela cozinha rsrsrs

Milhopan

Ingredientes:
1ª etapa
1 xíc. (chá) de fubá de milho
2 xíc. (chá) de caldo de frango (tablete de caldo de frango ou outro tempero - usei 1 1/2 stick de Meu Segredo - dissolvidos em 2 xíc. de água)

2ª etapa
250g polvilho azedo
3 col. (sopa) queijo parmesão
Variação de sabores: 2 col. (sopa) alho frito ou tomate seco processado ou tomate desidratado ou azeitona processada

3ª etapa
Fubá para polvilhar
Óleo para fritar
Sal

Preparo:
1ª etapa: Numa panela misture o fubá com o caldo e sal a gosto. Leve ao fogo médio e cozinhe mexendo sempre até formar um angu duro (ou polenta). São +/- 5 minutos. [Foto 1]

2ª etapa: Transfira a massa para uma tigela, espere amornar e junte o polvilho azedo e o queijo parmesão ralado. Amasse bem até formar uma massa lisa.
DICA: É nesta etapa que você pode acrescentar os sabores à massa (tomate, alho ou azeitona).

3ª etapa: Divida a massa em três partes e faça 3 rolinhos. [Foto 2]
Em uma panela com água fervente, cozinhe os rolinhos. Quando eles boiarem, deixe cozinhar por mais 5 minutos. [Foto 3]
Forre um tabuleiro com um pano limpo e polvilhe fubá. Passe os rolinhos pelo fubá (nele todo).
Leve para a geladeira por 4 horas ou até o dia seguinte. [Foto 4]
Corte os rolinhos em fatias bem fininhas. Eu utilizei meu brinquedinho favorito: o Processador que ganhei de niver!!! Mas se você não tiver, pode utilizar faca ou fatiador de legumes (e peça já um processador de presente rsrsrs)
Espalhe as fatias em um vários tabuleiros e leve ao sol por mais 3 horas [Foto 5] (eu forrei uma toalha de mesa limpa no deck da piscina dos meus sogros e espalhei as fatias. [Foto 6] Quanto mais secas as fatias, melhor o resultado. [Foto 7]

Mas, caso você não tenha sol disponível, pode secar as fatias:
- no forno preaquecido a 100º C por 2 horas (mexendo de vez em quando);
- no micro-ondas, colocando as fatias sobre um prato forrado com papel toalha, separadas umas das outras (fatias) para não grudar, por +/- 1 a 1 1/2 min.

Depois de secar as fatias, você pode conservar em sacos alimentícios ou potes bem vedados.
Frite as fatias de milhopan em óleo bem quente (ela vai crescer!). Salpique sal e sirva ainda quente. [Foto 8]

Dá trabalho, mas vale a pena ter um curinga deste em casa!
A Angel aprovou! Meu sogros também! Já o Rapha, cismou que tem gosto de bacon kkkkk


Bjim =)
Aline TVA


Fique por dentro das novidades do "Blog Entre Panelas e Esmaltes" curtindo nossa página no Facebook (fan page)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lanche - Empanados: de forma rápida e saudável

Cozinhando as frutas para não amargar

Requeijão de Amêndoas, Castanha de Caju ou Castanha do Pará