Tomate recheado ao forno

Vamos mais de panela rsrs

Aprendi esta receita em um dia e testei no dia seguinte! Fiquei com água na boca só de imaginar e doida para compartilhar com vocês rsrs

Bem, a vida está sempre colocando pessoas maravilhosas em meu caminho. Por isto, antes de compartilhar a receita preciso agradecer à Dra. Fernanda Pacheco, minha fisioterapeuta "MARA"!

Além do bem que ela faz para minha saúde e bem-estar, ela salvou minha vida trazendo de São Luís-MA o azulejo com o nome do Rapha igualzinho ao que eu tinha quebrado... fora também que a cada sessão trocamos muitas figurinhas sobre receitas, unhas e muitoooo mais =) 

Ela me deu várias dicas e receitinhas que me deram água na boca!!! Essa é bem fácil e tive que testar logo!!! Mas quando testar as outras, compartilho com vocês =)


Tomate recheado ao forno
Ingredientes:
Tomates (daquele comum e que fique sentadinho, não pode virar rs)
Sal e pimenta a gosto
500g de queijo minas
100g de blanquet de peru
Azeitonas fatiadas a gosto (opcional)
Orégano e folhas de manjericão frescas (ou outras ervas frescas ou desidratadas)
Azeite
Parmesão ralado
Torradas esmagadas e manteiga

Preparo:
Lave e coloque os tomates de molho naqueles produtos de lavar verduras/legumes (tem hidrosteril, pury vitta, clorin ou vinagre) conforme orientações da embalagem.
Enquanto isso, coloque as torradas em uma saco e amasse bem até ficar uma farinha grossa. Coloque um pouco de manteiga (usei manteiga de garrafa) e misture até criar liga quando pressionar entre as mãos. [Fotos 2 e 3] Reserve no congelador (com esse calorão! rs).
Enxágue os tomates, corte a tampinha bem fininha e tire todo o conteúdo (sementes e caldo) com cuidado para não rachar. Lave para tirar os restinhos de semente.
Forre um prato ou tabuleiro com papel tolha e pouse os tomates emborcados. [Foto 1]
Enquanto isso, prepare o recheio. Fiz 2 tipos. [Foto 4]
Parta o queijo ao meio e reserve metade.
Com a outra metade, amasse com o garfo (vai ficar tipo ralado ou esfarelado). Pique as fatias de blanquet e misture ao queijo. Reserve.
Pique a outra metade do queijo em quadradinhos. Coloque em uma tigela, acrescente um pouco de azeite, azeitonas fatiadas, orégano e misture bem. 
Acenda o forno em temperatura alta.
Tempere internamente os tomates reservados com sal e pimenta e coloque uma folhinha de manjericão no fundo (eu usei aquele tempero que ensinei aqui). [potinho menor da Foto 4]
Coloque o recheio.
Nos tomates recheados com queijo e orégano, faça uma "tampinha" com parmesão e salpique mais orégano.
Nos tomates recheados de  queijo com blanquet, faça a "tampinha" com a farofa de torrada com manteiga.
Coloque os tomates em uma assadeia e leve ao forno por 15 minutos.
Pronto! Agora é só saborear!!!! [Fotos 5]

Algumas dicas da Dra. Fernanda:

> Você pode usar também ricota com blanquet ou peito de peru.

> Se o tomate for muito grande (tipo uma refeição rs), você pode recheá-lo com uma massa curta (tipo parafuso, gravatinha, etc) ao alho e óleo. Coloque por cima um molho de sua preferência e parmesão. Asse pelo mesmo tempo (15 min).

> Se você for receber os amigos e quiser uma entradinha rápida, pode fazer tipo finger food (comidinhas práticas que são servidas em porções individuais e que as pessoas podem comer usando as mãos). Para isso você deve optar por tomatinho cereja, recheá-los com creme de ricota com ervas, pastinha de alho ou diversas outras rs O preparo é o mesmo, mas não precisa assar. Sirva gelado.

> Use sua imaginação e criatividade!!! Ou que tiver na dispensa rs

Como fiz 6 tomates, sobrou um pouco dos dois recheios e quando esteva fazendo, eu esqueci que adoro a combinação cebola com queijo. Então fiz um outro experimento. Veja aqui no blog em breve uma batata recheada de microondas! 

Espero que gostem!!

Bjim =)
Aline TVA

Fique por dentro das novidades do "Blog Entre Panelas e Esmaltes" curtindo nossa página no Facebook (fan page)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lanche - Empanados: de forma rápida e saudável

Cozinhando as frutas para não amargar

Requeijão de Amêndoas, Castanha de Caju ou Castanha do Pará