Empadão de guaraná sem glúten

Nossa, nem deu para adiar esta publicação!
Eu ia publicar só depois, mas fez tanto sucesso essa versão sem glúten que tive que antecipar o post rsrsrs

O Rapha levou de almoço e a empresa inteira falou do empadão! Todos foram na copa "ver" o que era aquele cheiro... kkkkk 

Minha irmã, Cassia, viu o Rapha comendo e me ligou pedindo pra enviar um pedaço pra ela... depois ligou dizendo que queria a receita... Minha mãe ligou dizendo que a Cassia comentou do empadão e que ela queria comer no final de semana que ela vier... Nossa! Fiquei até assustada com a amplitude alcançada, sem nem estar divulgada kkkkkkkk 
Vamos às considerações rsrsrs
O Rapha estava perturbando para fazer de novo o empadão de guaraná, só que eu estou evitando o glúten e aí resolvi testar a versão glúten free rsrsrsrsrs 
Nas últimas semanas estava fazendo várias pesquisas para fazer pão sem farinha de trigo (ainda não cheguei em um resultado legal para publicar aqui... Até testei um que não ficou muito bom... mas tendo novidades, posto para vocês!) 
Bem, destas pesquisas, achei que tem várias opções de farinha preparada para substituir a de trigo... Estou estudando e pesquisando os tipos e ainda não sei os resultados... Vamos aos poucos rsrs
Mas fiz a receita abaixo e já deixei no pote, para ir usando conforme for dando tempo e vendo se o resultado fica legal... 
Então testei a mesma massa do empadão de guaraná, usando a mesma quantidade só que da farinha preparada sem glúten! Ficou muito boa e fez sucesso!!! rsrsrsrs Achei que ficou ainda mais gostoso no dia seguinte!
Sobrou massa e fiz empadinhas de queijo com cebola e orégano. Não tirei foto porque esqueci de passar gema, aí ficou super pálida rsrsrs mas ficou boa também!

Observações:
A textura ficou diferente, ficou tipo de massa podre mas não tão quebra-quebra! [Foto 1]
Você consegue modelar bem a massa na forma, podendo ou não abrir no plástico. Capriche no recheio [Foto 2] Eu fiz de frango com cenoura, brócolis, azeitona, cebola e pimentão.
Fica uma delícia! [Foto 3]


Farinha preparada sem glúten 
Misturar bem: 
2 xícaras de farinha de arroz 
2/3 xícara de fécula de batata 
1/3 de polvilho doce 
Acrescentar 1 col. (chá) de CMC para cada 500g farinha. 
Eu fui peneirando as farinhas juntas, depois coloquei no pote e agitei bastante!

Aí é só ir fazendo o cálculo da proporção (viu porque aprendemos isso no colégio rsrs)
Como queria já deixar pronta a mistura, eu tinha acho que 1kg de farinha de arroz no pote, aí medi e fui colocando a proporção das demais, ou seja:
Tinha 6 xícaras de farinha de arroz > coloquei 2 xícaras de fécula > 1 xícara de polvilho > 2 col. CMC (essa foi para os preguiçosos rsrsrs) 

Agora com esta mistura, você irá substituir a mesma medida da receita normal aqui

Empadão de guaraná sem glúten
Ingredientes
500g de farinha preparada sem glúten

250g de margarina

300 ml de guaraná (escolha algum não tão doce)
1 col. (sobremesa) de fermento em pó
Sal
Preparo (Idem da receita aqui)
massa podre sem glúten


Espero que faça sucesso na casa de vocês também!
Bjim =)
Aline TVA

Fique por dentro das novidades do "Blog Entre Panelas e Esmaltes" curtindo nossa página no Facebook (fan page)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lanche - Empanados: de forma rápida e saudável

Cozinhando as frutas para não amargar

Requeijão de Amêndoas, Castanha de Caju ou Castanha do Pará