Tapioca em casa

Minha intenção era, neste início, passear um pouco por todas as artes que curto, mas este post foi uma encomenda da minha mãe!!!
Eu pretendia colocar um artesanato, mas antes preciso recuperar as fotos do meu computador, que queimou... E pedido de mãe, é uma ordem!!! =)
Eu sou muito detalhista nas minhas explicações, e às vezes (sempre) as pessoas não prestam atenção nos detalhes... Então vou explicar hoje como fazer tapioca em casa!!! Encomendado pela mamys, mas especialmente também para 2 amigas nordestinas (de AL e CE) que não souberam me dizer como eu fazia tapioca em casa. Cacei no google, pesquisei e li bastante coisa para conseguir aprender! Pesquisei também naqueles carrinhos que fazem tapioca na rua... E aí está a conclusão dessa pesquisa! rsrs
Eu comecei a utilizar a tapioca substituindo o pão no café da manhã depois que li uma reportagem sobre alguns efeitos do glúten no organismo. Olha, eu estou me dando super bem com a tapioca! Ela tem a mesma "sustância" do pão e sinto fome só umas +/- 3h depois... 
E olha, senti que desinchei bastante!!! Minha alimentação sempre foi bem saudável, e senti de uns tempos pra cá que estava inchada... E nutricionista nenhuma dava jeito. Elas diziam que não tinha o que mexer na minha alimentação, só incluir exercício na rotina (esta parte  é um pouquinho difícil, mas estou tentando! rs)...
Mas sabe que a redução do glúten está fazendo efeito! Não eliminei-o de vez da dieta, mas reduzi bastante! Tenho consumido no dia-a-dia macarrão de arroz (tem de marcas como Bifum e Urbano), quando faço bolo ou panqueca, etc, faço com farinha de arroz. Mas quando dá vontade de comer pão francês quentinho, passatempo ou bolo e salgadinho em festinha, como sem culpa!!!
Se quiserem tentar, vale a pena!
Então vamos à receita:

Tapioca em casa


etapas de como fazer tapioca em casa, proporção, ingredientes


Ingredientes:
1 medida de goma de tapioca ou polvilho doce 
2 medidas de água filtrada
* a medida pode ser xícara, copo, pote, etc.

1ª etapa - "Umedecendo e preparando a goma" - Em um pote (que tenha tampa), dissolva bem a goma de tapioca na água. É legal usar um garfo para conseguir dissolver bem, porque quando você coloca a goma + a água sem mexer, fica pesado (é semelhante a dissolver maisena na água). Aí você vai levantando a goma molhada e mexendo com o garfo até estar bem homogêneo, parecendo leite. Tampe e deixe na geladeira de um dia para o outro - Foto [1]
1.2ª etapa - Tire da geladeira e veja se a água separou da goma (fica o bloco de goma no fundo e a água limpinha em cima). Repare o detalhe na Foto [2]. Estando assim, vire a água fora e você vai observar que fica no fundo do pote um bloco firme e brilhante - Foto [3].
1.3ª etapa - Coloque um pano de prato limpo por cima do pote, de um modo que fique bem perto do bloco de goma, mas sem encostar. Deixe fora da geladeira durante o dia, a tarde, a noite ou até que você perceba que aquele bloco que era brilhante, tenha ficado fosco (o pano absorve o excesso de água). - Foto [4]
1.4ª etapa - Divida este bloco em partes iguais e coloque em saquinhos ou potinhos. Deixe só uma parte, a que você irá usar na semana. Congele as demais partes (já separadas em sacos ou potes). Se você deixar tudo na geladeira, com o tempo vai escurecendo. É porque a goma está umedecida e com o tempo, mofa! 
Por isso é importante manter o restante congelado e quando for usar, retire um potinho/saquinho do congelador e deixe na geladeira de um dia para outro antes de usar.
1.5ª etapa - Passe por uma peneira a parte que você pretende usar ao longo da semana. Com a ajuda das mãos fica mais fácil e rápido. - Fotos [5 e 6].
Neste vídeo  aqui eu postei o Pulo do Gato desta etapa.


Depois de peneirada, guarde em um pote com tampa (coloque uma folha de papel toalha na tampa para absorver a umidade e para que as gotinhas que formam na tampa não pinguem na tapioca). Mantenha na geladeira e use sempre que quiser (o ideal é consumir dentro de 07 a 10 dias). 
**Em algumas lojas você pode comprar a tapioca/goma já úmida. E aí não precisa fazer esta 1ª etapa (que nem dá trabalho rsrs) 
Aqui no Rio de Janeiro, eu costumo comprar a goma/tapioca já úmida nas lojas da Rede Hortifruti (http://www.hortifruti.com.br/) e também na Feira de São Cristóvão (http://www.feiradesaocristovao.org.br/). A goma seca você encontra tanto na Feira de São Cristovão quanto nas lojas da Rede Casas Pedro (http://www.casaspedro.com.br/). A goma seca tem a textura de maisena, polvilho, uma farinha bem fininha. Caso não encontre a goma, você encontra mais fácil no mercado “polvilho doce”. Dá no mesmo.

Se você já umedeceu ou comprou a goma umedecida, vamos continuar!
2ª etapa - "A hora de comer" - Apesar de já deixar a goma toda peneirada no potinho, eu não consigo fazer a tapioca colocando à colheradas na frigideira... Acho que fica muito grosseira... Então prefiro usar a peneira mais uma vez!
Eu coloco 3 colheres de goma na peneira e vou forrando todo o fundo da frigideira com a ajuda da peneira. É bem fácil, a peneira ajuda a equilibrar a quantidade de goma e ficar uniforme. Não precisa untar a frigideira! É simples assim, mesmo!
Só depois de forrar a frigideira é que você liga o fogo e coloca na temperatura baixa pois o fogo muito alto exigirá total atenção, se você descuidar a tapioca vai diminuindo e ficando crocante tipo Beiju. - Fotos [1]
Quando você perceber que a tapioca já está "ligada" e soltando da frigideira, desligue o fogo e vire. - Foto [2] 
Coloque o recheio e feche a tapioca.  - Foto [3]
Vire um pouquinho do outro lado e pronto! Pode saborear! - Foto [4] 
Eu recheei com Creme de Ricota, da Tirolez (http://www.tirolez.com/novo/pt-produtos_queijos-creme-ricota.asp), fica levinha e maravilhosa! Adoro e uso esse Creme de Ricota em qualquer coisa!!! Mas só o da Tirolez. Comprei uma vez de outra marca para usar em uma receita e não gostei, tinha gosto de leite muito forte (depois conto essa história e posto a receita). O da Tirolez é tudo de bom!!!
Mas você pode usar o que tiver vontade: queijo minas, requeijão, frango desfiado, banana com canela, presunto e queijo... A tapioca é pouco calórica, então pense bem em qual recheio irá usar rsrs Mas... Sua imaginação é que manda!

como fazer tapioca em casa

Espero que gostem!
bjim
Aline TVA =)

Fique por dentro das novidades do "Blog Entre Panelas e Esmaltes"
Entre Panelas e Esmaltes

Comentários

  1. Oh nordeste gostosoo!
    Delicia!
    Na minha familia esse cafe da manha eh tradicional! Alem disso só cuscuz de farinha de milho hummmm
    nem vou lembrar eh muita gulodice! kkkk

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Aline, adorei a sua descrição. Perfeita. Nunca comi tapioca, mas fiquei com água na boca. Vou "tentar" fazer e depois te conto o resultado.
    Seu blog ficou um "must". Estarei sempre aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olha, essa daí fica uma delícia!! Já tive oportunidade de prova, e olha, adoreiiiii!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lanche - Empanados: de forma rápida e saudável

Cozinhando as frutas para não amargar

Requeijão de Amêndoas, Castanha de Caju ou Castanha do Pará